quinta-feira, 10 de junho de 2010



Cremes, Loções e Luvas Depilatórias:



Existem também cremes e loções depilatórias. De entre a grande variedade de produtos disponíveis no mercado, alguns podem retirar a humidade natural da pele, deixando-a áspera e seca.

Por isso é muito importante fazer um teste alérgico antes de escolher qualquer produto ou marca. Desta forma, faça uma pequena aplicação do produto num lugar do corpo sem qualquer problema de comprometimento. Observe a reacção da pele após 15 minutos, e se não houver sinais de irritação ou alergia, pode ficar tranqüila que não haverão problemas com a marca.

Estes produtos são aplicados com espátula sobre a área escolhida. Como alternativa poderá utilizar um pau de gelado ou algo similar. Tenha em atenção as instruções de utilização e recomendações do fabricante, respeitando o tempo em que o produto deve ficar sobre a pele, pois estes produtos contém substâncias muito alcalinas que podem causar irritações e reacções alérgicas.

Uma vez removido o creme com os pêlos, lave abundantemente a região com água corrente e desinfecte. Posteriormente, se os pêlos começarem a encravar, opte por outro processo.

Este tipo de depilação, não interrompe o crescimento dos pêlos nem demora significativamente o seu crescimento, antes pelo contrário, faz com que aparecam mais fortes e duros. Dependendo da grossura dos pêlos, o creme terá mais ou menos difuculdade em os remover, devendo permanecer por mais tempo em contacto com a pele , no caso de pêlos mais grossos, o que provoca uma maior irritação desta. Este processo é mais eficiente em regiões de pêlos fracos e finos.

Electrólise:


A eletrólise é um método já bastante antigo, e tem como objetivo destruir as células regenerativas com a introdução de uma agulha que descarrega um choque elétrico. Atinge primeiramente o bulbo e depois a glândula, assim vai diminuindo a espessura dos pêlos aos poucos até à sua extinção.

Este método pode provocar manchas em peles sensíveis, razão pela qual deve-se procurar sempre um profissional. Este método é muito doloroso e incómodo, sendo extremamente lento, mas resulta numa opção interessante para o nosso caso.


Depilação com Máquina Eléctrica:


Este método utiliza aparelhos eléctricos que arrancam os pêlos pela raiz. Os aparelhos mais modernos possuem um selector que permite ajustar a velocidade com que os discos rotativos puxam os pêlos.
Outros aparelhos aquecem a cera no seu interior, e permitem a aplicação directamente na pele em faixas. Neste caso devem ser seguidas as indicaçãoes aplicadas à cera quente.

Este tipo de método é prático para pernas e braços, mas não se recomenda para a barba ou regiões delicadas e sensíveis.


Inibidores de Crescimento:


Existem também substâncias que podem ser aplicadas para inibir o crescimento dos pêlos e prolongar o tempo de sua ausência. Esses produtos actuam directamente sobre as células germinativas no momento exato em que é extraído o pêlo. Retardam o processo natural do crescimento e com o uso frequente, enfraquecem a sua estrutura e chegam a inibir o surgimento de novos pêlos. É importante salientar que este é um processo complementar às depilações que retiram o pêlo da raiz, e que não resulta, pela sua aplicação, numa depilação definitiva.
Estes produtos devem ser aplicados após a depilação com cera, eletrôlise ou pinça.

Pinça:


A utilização da pinça é adequada para a remoção de alguns pêlos que ficam após depilação com cera, e ainda para a remoção de pêlos para o contorno das sobrancelhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário